Participar de eventos de degustação de vinhos pode ser uma ótima experiência e muito divertido, embora muitas pessoas optem por não participar por medo – ou por não saberem o que fazer ou o que esperar. Mesmo que não haja mistérios na degustação de vinhos, há algumas coisas que você deve sempre lembrar.
Durante um evento de degustação de vinhos, as mulheres são sempre servidas antes dos homens. Algumas degustações servirão água engarrafada entre as degustações, para que você possa limpar a boca e estar pronto para provar o próximo vinho servido. Ao tomar o vinho, deve-se sempre segurar o copo pela haste, para evitar aquecê-lo com as mãos. Haverá também bolachas e outras guloseimas à mão, para ajudá-lo a limpar a boca entre degustações de vinhos.
Como você já deve saber, pode-se dizer bastante sobre o vinho pela cor. Quando você participa de uma degustação de vinhos pela primeira vez, notará que os copos são transparentes. Isso ajuda você a examinar melhor o vinho. Também deve haver toalha de mesa branca na mesa, para ajudá-lo a ver a cor do vinho com mais clareza. Você nunca deve usar apenas o nome do vinho, pois pode facilmente enganá-lo.
Você também notará que os gostos de vinho mais experientes giram o vinho no copo antes de prová-lo. Embora possa parecer estranho, girar levemente o vinho realmente ajuda a realçar o sabor. A maioria dos vinhos envelhece em garrafas por longos períodos de tempo, às vezes até anos. Quando o vinho é girado no copo, o redemoinho liberará os sabores do vinho e os trará à tona quando o vinho for degustado.
Nas degustações de vinhos, você precisará olhar para o vinho, cheirá-lo e, depois de girá-lo no copo – prová-lo. Os cheiros são parte integrante do processo, pois você obterá muito mais do vinho ao cheirá-lo primeiro. O vinho tem um aroma bastante intrigante, o que ajuda a realçar o sabor pelo qual o vinho é tão conhecido. Depois de sentir o cheiro do vinho, você deve permitir alguns momentos para absorver o cheiro e pensar no vinho que está cheirando.
Por último, mas não menos importante, você vai querer saber como provar corretamente o vinho. Sua língua tem papilas gustativas na frente e atrás, o que ajuda a detectar sabores. O vinho é cheio de sabores, e como você o prova terá o maior impacto. Quando você coloca o vinho na boca, você deve sempre agitá-lo na boca por alguns segundos e permitir que os sabores tenham tempo suficiente para dançar em seu paladar. Uma vez que seu paladar começou a descobrir o vinho, você pode pensar sobre o que está provando. Depois de engolir o vinho, o sabor que permanece na boca deve lhe dar uma ideia ainda mais clara do tipo e sabor do vinho.
Antes de participar de uma degustação de vinhos, você deve sempre aprender o máximo possível sobre os diversos sabores e variedades de vinho. Dessa forma, você terá uma melhor compreensão do que deve procurar tanto no sabor quanto no sabor. Mesmo que você seja novo na degustação de vinhos, você nunca deve perder a oportunidade de ir. Você terá uma ótima experiência no mundo da degustação de vinhos e poderá experimentar vinhos dos quais talvez nunca tenha ouvido falar antes.